Dando continuidade às Conferências Bíblicas do mês de abril, logo após Porto Alegre, o pastor Kye Hyun Ahn chegou à São Paulo nesta sexta-feira, 14, pregando fortemente palavras que renovaram os corações dos irmãos.
Uma coisa difícil mas que é fácil, e é fácil, porém difícil: a vida espiritual.
Iniciando-se às 19:30, a conferência teve sua abertura pela Banda Glória e, em seguida, Coral Glória, cantando hinos de adoração juntamente com os irmãos. Havia cerca de 300 pessoas no salão de culto, entre irmãos da igrejas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e visitantes.
O pastor iniciou o sermão com a palavra de Romanos 3:9-12, 19-24.
Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus
Em seguida, mostrou um vídeo que conta sobre um parasita chamado Nematomorfos, que vive dentro do inseto Louva-a-deus. O parasita cresce dentro do inseto e, conforme vai crescendo, faz o inseto ir para onde ele deseja. Quando já está grande o suficiente, o parasita faz com que o Louva-a-deus vá até um rio e se mate. Ou seja, o Louva-a-deus viveu sendo controlado pelo parasita. O pastor não mostrou esse vídeo a toa: ele quis fazer uma metáfora sobre nossas vidas. Esse parasita representa os pensamentos que provém de Satanás, e o Louva-a-deus somos nós. Quando achamos que algo está certo, nós fazemos, porém quando está errado, nós não fazemos. Parece que estamos seguindo nossos pensamentos e a nossa justiça. Porém, na verdade estamos sendo guiados por Satanás para onde ele deseja.
Lendo Provérbios 25:4 (Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives; ), prosseguiu dizendo que se tirarmos toda a maldade que há em nossos corações e deixarmos apenas a bondade e coisas corretas, nos tornamos pessoas boas e temos nossa justiça. É assim que qualquer um deseja ser, porém o que Deus deseja é o contrário: retirando toda a bondade que há em nós, só vai restar o ser continuamente mau (Gn 6:5) no coração, e é somente este tipo de coração que consegue receber Jesus Cristo.
A posição que Deus se agrada é a posição mais baixa e mais humilde – quando a nossa justiça é cessada. Assim como podemos ver na vida da mulher surpreendida em adultério, ou na do filho pródigo. O filho mais novo era muito autoconfiante, inteligente, e por causa disso, seu pai não podia ensinar-lhe que ele não podia viver ou vencer a tentação e dificuldade sozinho. Assim, ele pôde ver o verdadeiro amor de seu pai apenas ao entrar na posição de comer a comida dos porcos, ou seja, uma posição onde sua justiça não servia mais, e desta forma, reconciliou-se com seu pai.
Enquanto o coração do Homem está cheio de justiça, Deus não pode colocar o que Ele quer, ou seja, essa justiça humana é aquilo que bloqueia o trabalho de Deus. Quando lemos o livro de Jó não entendemos direito, pois Jó foi um homem justo e íntegro, por que Deus o provaria de tal forma? Na verdade estamos olhando para suas obras. Enquanto Jó fazia sua boas obras, ele impedia o trabalho de Deus. Por isso Deus o humilhou até chegar um ponto onde ele pode ver a sua “boa” pessoa e se arrepender diante de Deus.
Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer? (Jó 38:41)
A escória da nossa vida não é o pecado e sim a nossa própria razão e justiça. Se tirarmos todas as nossas “boas obras” só sobra aquilo que é sujo. Dessa forma, seremos pessoas exatas pra receber a Jesus, vasos para o ourives. Por isso devemos ir diante de Deus com as obras de Jesus Cristo, não com nossas coisas; com a justiça de Jesus, não com a nossa. Até então, sempre pensamos que temos de expulsar o que é mau de dentro de nós, os pensamos sujos, os defeitos, quando, na verdade, o que Deus quer é que expulsemos de nossos corações as boas obras e a justiça que pertence a mim, que impede o trabalhar de Deus. Concluindo, enquanto estivermos segurando a nossa justiça, as nossas boas obras, Deus não pode trabalhar em nossos corações.
Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. (Gálatas 2:21)
Após a pregação do pastor convidado, houveram as reuniões grupais, nas quais os irmãos que vieram juntamente com o pastor da Coreia do Sul puderam compartilhar um pouco mais a palavra de Deus com os participantes da Conferência Bíblica.
Assim encerrou o primeiro dia, porém a Conferência Bíblica em São Paulo está apenas começando! Deus permitiu este evento exatamente nesta época de Páscoa para aprendermos exatamente sobre a vida espiritual e sobre o coração do Senhor para nós. Não perca os próximos dias!
I together with my pals have already been checking the great thoughts on your web page then immediately I got an awful suspicion I had not thanked the blog owner for them. Most of the guys appeared to be joyful to study them and have pretty much been taking advantage of them. Appreciate your getting really thoughtful and then for pick out this form of excellent subjects millions of individuals are really eager to discover. My very own sincere regret for not expressing appreciation to earlier.