Altar do incenso

"e Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás. Terá um côvado de comprimento, e um de largura (será quadrado), e dois daltura; os chifres formarão uma só peça com ele. De ouro puro o cobrirás, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe farás uma bordadura de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da bordadura; de ambos os lados as farás; nelas, se meterão os varais para se levar o altar. De madeira de acácia  farás os varais e os cobrirás de ouro. Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará."(Êxodo 30:1-7)

No lugar Santo, tem a mesa dos pães, o candelabro e o altar do incenso. Passando pela mesa dos pães e o candelabro que está no lugar Santo, voltando novamente para o lugar Santíssimo, logo na entrada tem o altar do incenso. A cortina do altar do incenso, é de um côvado, e a altura de dois côvados, e depois que fizesse com a madeira de acácia, era coberto de ouro puro. Em Êxodo 30:7, está escrito: "Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã". Todas as manhãs, Arão queimava o incenso aromático em cima do altar. Embora esse altar do incenso fosse o utensílio menos modernizado dentre os utensílios que tem no tabernáculo, mas foi deixado no lugar mais próximo onde Deus possa Se encontrar conosco, fazendo o papel de satisfazer a Deus sempre que encontrássemos com Ele. Esse altar do incenso representa a Jesus Cristo que é o nosso mediador

Embora nós sejamos sujos e fracos, mas por Deus se alegrar em aceitar a oração de Jesus, podemos ir corajosamente diante de Deus através da oração de Jesus que faz a oração de mediar.

 

A parte interna do lugar Santo (o altar do incenso está na entrada do templo) 

Pensando na posição do altar do incenso, podemos ver uma coisa interessante. Vendo em Êxodo 30:6, está escrito: "Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo."
กก

Vendo aqui, Deus disse que o lugar onde Se avistará conosco é a parte de cima do propiciatório. E disse para colocar o altar do incenso defronte do propiciatório
A Bíblia diz que antes de termos recebido a salvação, éramos gentios na carne, estranhos às alianças da promessa
(Efésios 2:11~12), éramos inimigos de Deus(Romanos 5:10), éramos filhos da ira(Efésios 2:3).

 

O altar tinha que ficar defronte o propiciatório para a fumaça cobrir o propiciatório.  Deus Se nos olha por cima do propiciatório, mas por exemplo, se colocar o altar longe do propiciatório, então quando Deus Se avistar com nós, Ele não conseguirá sentir o cheiro do incenso. O motivo de ter colocado o altar perto do propiciatório, foi para Deus sentir o aroma. Por exemplo, se Deus ver as nossas origens, Ele não poderá Se avistar conosco por sermos sujos, e por motivo que Deus deseja nos encontrar no lugar onde tem a fumaça. Essa fumaça cheirosa significa que Jesus Cristo está fazendo a oração de intermédio.

E assim, sempre que nos encontrarmos com Deus, a oração de Jesus Cristo faz o trabalho de satisfazer a Deus. O sangue de Jesus derramado na cruz nos salvou de todos os pecados, e por ter finalizado com a ira de Deus direcionada para nós, podemos ir confiantemente diante de Deus. E essa fumaça que cobre o propiciatório, satisfaz a Deus.

O tabernáculo representa Jesus Cristo, e por outro lado, representa a vida dos Cristãos que nasceram de novo. Quanto mais nos aproximamos do lugar Santíssimo, mais percebemos as nossas fraquezas. O altar feito de acácia ter sido coberto pelo ouro, significa que a nossa fraca pessoa é o ouro. Isto é, sendo cobertos pela glória de Deus, estamos indo diante Dele independendo de nossas pessoas e fraquezas. Deus tem a glória suficiente para agüentar as nossas fraquezas, e Ele nos mostra o altar do incenso para que percebamos que podemos ir diante de Deus através de Jesus Cristo independente em qual posição estamos

Sacrificando no altar do incenso
A acácia representa a natureza humana de Jesus, e o altar do incenso mostra as partes mais profundas sobre a natureza humana de Jesus. O material do altar do incenso que representa o Filho de Deus, Jesus Cristo o qual faz a oração de nos intermediar, tem que ser somente de acácia. Porque o Intermediador entre Deus e nós, por ser humano, tem que saber perfeitamente das nossas condições e das nossas fraquezas.
Vendo em 1 Timóteo 2:5, está escrito:
"Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."
Assim como está escrito, com certeza Jesus Cristo era homem. Por Jesus ter vindo na forma humana igual a nós, depois de jejuar 40 dias no deserto, teve fome, e quando cansado dormiu na polpa do barco, e quando exausto no caminho, sentou-se. Quando estava morrendo na cruz, foi chicoteado, espetado pela coroa de espinhos, e por fim, não conseguindo superar o sofrimento, morreu. E através dessas coisas, podemos saber que Jesus tinha o mesmo corpo que o nosso.

Jesus, o nosso perfeito Mediador, por ter vivido nessa terra com forma humana, Ele conhece muito bem as nossas fraquezas, necessidades e as incapacidades. Pelo Senhor ter sido tentado junto com nós e por ter sofrido, Ele não tem nenhuma necessidade para nos estabelecer diante de Deus. Deus não mandou fazer o altar do incenso de ouro ou prata, mas mandou fazê-lo de acácia, para mostrar que Jesus Cristo é homem. E a acácia ser coberta de ouro, significa que Jesus foi completamente coberto pela glória de Deus.

Em Êxodo capítulo 30, Deus disse para fazer o altar do incenso e colocar diante do propiciatório. Embora o sacerdote possa entrar somente uma vez por ano no lugar Santíssimo, mas Deus disse para colocar o incenso diante do propiciatório para que todas as manhãs e noites possam acender o incenso fazendo com que a fumaça chegue no templo de Deus. Embora nós não possamos ir todos os dias diante de Deus com a nossa carne, mas através da oração, o nosso coração pode se relacionar com Deus no trono Dele. E também, através da oração podemos consultar os problemas difíceis, e quando deixamos esses problemas nas mãos de Deus, com certeza Ele resolverá. E assim, esse altar do incenso é colocado diante do propiciatório fora do véu, na frente do lugar Santíssimo. Mesmo que a nossa carne não possa ficar a todo momento passando pelo véu a fim de entrar no lugar Santíssimo, mas o nosso coração pode alegrar a Deus glorificando a Deus no Seu trono. Agora, espero que vocês sempre possam ir confiantemente diante de Deus e ter uma vida preciosa tendo comunhão com Deus.